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nov 29

Written by: Alemao
domingo, 29 de novembro de 2009 

 

Traxxas Slayer Pro 4WD Short-Course Race Truck

Slayer em ação
Slayer em ação

Este modelo da Traxxas é o que considero de mais divertido entre todos os carros RC que já vi até hoje considerando performance e realidade de pilotagem e ajustes. Tem características equivalentes à um dragster real com 800 HP e arrancadas de 0-200 Km/h em 5 segundos e a forma das pick-up's de corridas norte-americanas de trecho curto, circuito fechado como motocross.

Vem montado, completamente dentro da caixa, é só tirar e checar tudo, precisando somente comprar combustível (metanol com óleo e nitro) e pilhas para o radio e receptor.

EZStart
Rolamentos selados
Disco de freio

Originalmente fora da caixa chega a uma velocidade de 72 Km/h em retas em sua 2ª (segunda) marcha, sim, são duas marchas de troca automática com regulagem centrifuga para trocas em baixa ou alta rotação. Pode chegar à 80 Km/h e melhores arrancadas com modificações e opcionais de corrida que a Traxxas fabrica e fornece como se fosse AMG da Mercedes, Mugen para marcas japonesas, etc, kits prontos ou partes separadas de preparo.
O modelo standart que vem na caixa já vem com muitas opções para se passar horas configurando.


O motor é um TRX 3.3 com cabeçote anodizado em azul, um motor elétrico acoplado para partida automática com seu sistema EZ-Start, uma bateria externa manual acopla ao conector atrás do carro, e quando você estiver pronto é só apertar um pequeno botão na caixa de bateria que o motor elétrico impulsiona o TRX 3.3 e a vela se acende para ligar o motor. Partida mais fácil que essa em carros RC eu ainda não vi. Só uma turbina Jet-Cat é mais fácil do que isso. Mas turbina já é outro assunto.

Cruzetas ou pontas de cardã são todas seladas, rolamentos selados com borracha para agüentar seu extremo estilo off-road, poeira, água, barro.
 

O disco de freio é como nunca vi em carros RC 1/10, grande, de aço e ventilado, com duas sapatas semi-metálicas para alicatar o disco e travar as 4 rodas no asfalto, chega a ser...chocante o barulho do pneu arrastando o asfalto como uma caminhonete real só que em tom menos grave obviamente. Existe opcional para 2 discos, um para cada eixo, e assim, balancear frenagem para entrada nas curvas.

A suspensão é uma brincadeira a parte, com muitas possibilidades de ajustes e acessórios para pilotos profissionais, ou amadores que gostam de fazer experiências. Pode-se regular caster, cambagem, convergência/divergência, pressão da mola, pressão da válvula interna de óleo, altura, dumper (batente), extensão de movimento...uff...detalhe, isto é possível nos 2 eixos, não só no da frente!

Chassis
Amortecedor
controle de torque

Não falei dos opcionais de suspensão ainda? Molas de rigidez diferente, óleos de viscosidades diferente, caixa de teflon e válvulas para mais e menos pressão, existem outros fabricantes de preparo aparte da Traxxas devido ao tamanho da comunidade envolvida em RC no mundo, principalmente Traxxas sendo tão interativa com seus consumidores e revendas.

Existe um controle de torque entre os eixos, onde normalmente vem instalada uma caixa planetária como nos diferenciais dos carros reais e RC nos carros mais antigos, e até os novos que são mais, digamos, simples, já no Slayer e outros da Traxxas vem um controle de torque ajustável, seria como um controle de tração, neste caso mecânico e fixo, ou seja, cada terreno exige uma regulagem diferente para um uso profissional, no caso de se divertir o ajuste padrão é muito bom. Simplificando, funciona como uma embreagem, se decidimos andar com o carro em um terreno escorregadio, como terra batida fina e solta, quem tem carros super potentes sabe o que estou falando, é desesperador até se aprender a controlar o dedo do acelerador, mesmo assim....neste caso então se regula o controle de torque mais frouxo, assim pode-se “acelerar tudo” em uma saída de curva e a força extra será transferida para o controle de torque, basicamente falando.

Já que toquei no assunto de diferenciais, eles vem selados com silicone lubrificante, tem uma resistência extra e evita que a roda mais leve perca tração facilmente, e pode-se trocar o lubrificante para que fique mais resistente ainda, lubrificante de silicone flui melhor e mais rapidamente de volta as engrenagens sendo mais eficiente do que somente óleo ou graxa como antes, e até hoje é utilizado.

 

Copyright ©2009 Wilson Calabresi - RCTecnica

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